PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Polícia Federal deflagra operação em Suzano e cidade do Alto Tietê para desarticular criminosos envolvidos no desvio de cafeína para uso na produção de drogas

Na última terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a “Operação Caffeine Break”, com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida no desvio de cafeína do mercado legal para uso como insumo na produção de drogas. A ação mobilizou mais de 200 agentes em diversos municípios, mas, no Alto Tietê, Suzano e Ferraz de Vasconcelos foram os principais alvos da operação.

Foram cumpridos 20 mandados de prisão temporária e 51 de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de São José dos Campos. A investigação teve início a partir da análise de dados de uma empresa do setor de suplementos alimentares sediada em São José dos Campos, que apresentou movimentações atípicas na compra de produtos controlados, levantando suspeitas da Polícia Federal.

Durante a apuração, foram identificadas outras duas empresas que, assim como a primeira, adquiriram grandes quantidades de cafeína sem justificativa econômica, financeira ou logística. Juntas, as três movimentaram mais de 550 toneladas da substância com o uso de notas fiscais falsas para ocultar as operações.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 59 contas bancárias e o sequestro de 83 bens, incluindo imóveis e veículos, totalizando um valor estimado de R$ 72 milhões.