Em 31 de agosto (domingo), a partir das 8h, o Ginásio Paulo Portela, o Portelão, localizado na área central de Suzano, será palco de um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo nacional: a 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Karatê Kyokushin KWU Senshi 2025.
A competição reunirá mais de 400 atletas de diversas partes do Brasil e países convidados.
O portal Hoje Diário conversou com um dos organizadores do evento, o Sensei Newton Forato, de 50 anos, faixa-preta de karatê na modalidade e mestre em Muay Thai, sobre o evento e os valores do karatê.
“Atualmente, a KWU promove um evento esportivo respeitoso ao atleta, com uma ótima estrutura, desde a premiação, com um lindo troféu, até o banheiro que os atletas utilizam. A federação é europeia e está escolhendo a América do Sul como o espaço de luta”, disse em entrevista.
Últimas Notícias
- Museu da Energia de Salesópolis celebra o Dia do Patrimônio com atividades educativas e ambientais gratuitas; veja a programação
- Em Mogi das Cruzes, a ONG FERA promove evento de adoção em parceria neste sábado (16) em atacadista da cidade
- Poá deve ganhar parque aquático com o maior toboágua do mundo, investimento de R$ 130 milhões e geração de mais de 500 empregos; veja o projeto
Além das disputas, o público poderá acompanhar apresentações culturais, como um show de taikô, com o objetivo de celebrar ainda mais a cultura e a tradição japonesa. O evento contará ainda com a presença de nomes consagrados do karatê mundial, como Francisco Filho, Glaube Feitosa, o mogiano Andrews Nakahara e atletas de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de representantes da Argentina e do Chile.
O campeonato será dividido em diversas categorias, abrangendo diferentes faixas etárias e níveis técnicos, desde os mirins até sêniores e faixas-pretas experientes.
Com isso, a grade do evento inicia-se com os atletas a partir de cinco anos, movimentos de katas, e às 18h haverá a luta ‘Absoluto’, onde os lutadores não usarão nenhum tipo de proteção no combate.
Para Suzano, o impacto do evento vai além da competição. Segundo o sensei Newton, a realização do campeonato na cidade tem potencial para incentivar novos praticantes.
“A arte marcial para crianças e mulheres vai além da luta; é sobre confiança, postura e saber do que você é capaz. O tatame nivela todos e todas, da dona de casa ao policial, do vendedor de pipoca ao empresário. Todos são iguais!”, destacou.
A realização do evento conta com o apoio da Prefeitura de Suzano, através da Secretaria Municipal de Governo. A expectativa é que o campeonato receba três mil pessoas, de maneira rotativa, durante todo o dia.