Duas pessoas foram presas nesta segunda-feira (18) durante uma operação do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Mogi das Cruzes, que mirou uma quadrilha especializada em fraudes bancárias. Além das prisões realizadas pela Polícia Civil, outras duas pessoas foram indiciadas e a Justiça determinou o bloqueio de R$ 210 mil em contas ligadas ao grupo criminoso.
No total, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. A investigação teve início após uma vítima relatar ter sido enganada por um homem que se passou por funcionário público; o indivíduo investigado obteve dados pessoais sob o pretexto de realizar um cadastro para benefícios e, dias depois, foram identificadas movimentações bancárias fraudulentas, incluindo empréstimos e transferências via Pix.
O esquema envolvia o chamado “Golpe da Mão Fantasma”, no qual os criminosos manipulavam remotamente os dispositivos das vítimas para realizar transações ilegais. Os valores desviados eram “pulverizados” em várias contas para dificultar o rastreamento.
Últimas Notícias
- Morre aos 88 anos Tereza Lima, mãe do marqueteiro político Duda Lima e da ex-vereadora de Mogi das Cruzes Odete Sousa
- Capacitação para empreendedores 60+ é foco de evento do Sebrae em Mogi das Cruzes no próximo mês
- Agosto Lilás: Fórum Regional de Mulheres do Consórcio de Municípios do Alto Tietê e Região ocorre nesta quinta-feira (21) em Biritiba Mirim
Durante a apuração, os investigadores tiveram acesso a vídeos que mostram um dos indivíduos aplicando o golpe em tempo real. A operação também apreendeu celulares, computadores e documentos, que serão analisados para aprofundar as investigações.