A cidade de Mogi das Cruzes recebe o projeto “Encontros à Margem”, que já está em andamento, com atividades realizadas nos quatro sábados de setembro (6, 13, 20 e 27). As ações reúnem pessoas em práticas artísticas e reflexões inspiradas no rio Tietê e no mês que celebra a nascente de Salesópolis, com foco na relação entre arte, natureza e saúde mental. A programação ocorre em diferentes pontos da bacia hidrográfica do Tietê na cidade, como a Ponte do Rio Acima, Ponte Grande e Clube Náutico.
Os interessados podem se inscrever por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScU1yAGk5mmubeBVVqmfzl6Za5j9fRVZAnh4ZFzZ5HTSOhVzw/viewform e são convidados a criar desenhos, pinturas, textos e outras expressões artísticas a partir de vivências coletivas e reflexões sobre pertencimento, cuidado com o meio ambiente e saúde emocional. Com base na cartografia afetiva e na arteterapia, a proposta une arte, saúde e território sob a perspectiva de saberes indígenas e quilombolas.
A condução do projeto é da artista visual Mariana da Matta, que desenvolveu a proposta a partir de pesquisas em arte, educação e práticas de cuidado. A ação também está alinhada às metas do Plano Municipal de Cultura e foi contemplada pelo edital da Lei Aldir Blanc.