PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça segurança e amplia a presença de agentes da Guarda Civil Municipal na rua com diária especial

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou oficialmente na manhã da última sexta-feira (06), a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) da Guarda Civil Municipal (GCM), uma medida que já está em operação e visa ampliar a presença da corporação nas ruas. Com a nova iniciativa, os guardas poderão atuar em seus dias de folga por até dez vezes ao mês, recebendo remuneração extra.
A expectativa da administração municipal é de um aumento de até 25% no efetivo nas ruas durante esta primeira fase. Com um investimento inicial de R$ 240 mil, a DEAC segue um modelo semelhante à Atividade Delegada da Polícia Militar e se soma a outras ações já implementadas pela administração municipal em 2024.

Entre os destaques estão a incorporação de 64 novos guardas, o lançamento do aplicativo SOS Mulher Mogiana e a reativação da base da GCM na praça Oswaldo Cruz que ocorreram nos últimos meses. A ação teve início no Jardim Universo e também contemplará a região central, nos distritos de Braz Cubas, Jundiapeba e outros pontos estratégicos da cidade.

O patrulhamento será feito tanto a pé quanto com viaturas, com foco em aumentar a sensação de segurança da população e reforçar a presença da Guarda em áreas com maior demanda operacional.

Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 298 guardas civis atuando em diversas frentes, como a Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental e ROMU (Rondas Ostensivas Municipais). A cidade também dispõe de monitoramento por câmeras operado pelo Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia pelo telefone 153.