A Seleção Brasileira de Sumô conquistou destaque no Campeonato Mundial da modalidade, realizado no último sábado (13) e domingo (14) em Bangkok, na Tailândia. Com forte presença nas categorias Júnior e Adulta, o Brasil garantiu sete medalhas de bronze, consolidando-se como uma força emergente no cenário Internacional da luta tradicional japonesa.
O grande destaque individual foi a suzanense Luciana Watanabe, que além da medalha, recebeu o prêmio de Atleta Destaque da Federação Internacional de Sumô, reconhecimento entregue a competidores que se sobressaem pelo alto nível técnico e espírito esportivo. Luciana é professora de sumô na Associação Bunkyo de Suzano.
Na categoria Júnior, o país subiu ao pódio com a equipe feminina, além de medalhas individuais para Luana Nakaya (peso pesado), Natasha Sayuri (absoluto) e Kaio Ruiz Jr. (peso médio). Já entre os adultos, a suzanense Luciana Watanabe (peso médio), Genilton Tibúrcio (peso leve) e a equipe feminina adulta também asseguraram o terceiro lugar em suas disputas.