O município de Mogi das Cruzes foi escolhido como piloto para a implantação do SIRESP Digital – nova versão do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), que tem como objetivo modernizar e qualificar os fluxos de acesso aos serviços de saúde, garantindo melhor utilização dos recursos disponíveis. Neste mês, inicia-se a implementação efetiva, primeiramente com os módulos Ambulatorial e Leitos.
Na última quarta-feira (17), iniciou-se o processo de treinamento da nova plataforma para as unidades executantes. As primeiras atividades ocorrem na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e no Hospital Municipal, com foco nos módulos Ambulatorial e Leitos.
Nesta semana, entre os dias 24 e 26 de setembro, o treinamento será realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, voltado aos funcionários que atuam nos processos de regulação e agendamento. As capacitações são conduzidas por instrutores da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que acompanham presencialmente as unidades, orientando sobre aspectos teóricos e práticos, além de simulações de situações reais.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a Grande São Paulo foi escolhida como projeto-piloto por reunir grande diversidade de cenários que auxiliam na avaliação do sistema. Dentro desta estratégia, a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 2) indicou Mogi das Cruzes como primeiro município a iniciar a implantação.