PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Simulação de acidente e resgate é realizado por forças de segurança da cidade no Terminal Norte de Suzano

Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, a concessionária Radial Transporte, o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros e o 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) promoveu, nesta terça-feira (23), uma simulação de acidente e resgate no Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, próximo à área central de Suzano
A iniciativa integrou a programação da Semana Nacional de Trânsito.

O exercício buscou conscientizar motoristas, passageiros e ciclistas sobre os riscos do descumprimento das regras de circulação, além de chamar atenção para perigos como os pontos cegos dos ônibus. Para ilustrar, foi encenada uma situação em que um ciclista atravessa irregularmente a frente de um coletivo em local proibido.

Na cena, o ciclista perde o controle da bicicleta diante do ônibus, quase provocando um atropelamento. A partir daí, o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros e a 4ª Companhia da Polícia Militar foram acionados para demonstrar os protocolos de atendimento. O simulado incluiu a verificação dos sinais vitais, avaliação do nível de consciência e identificação de possíveis fraturas, além do isolamento do local para garantir a segurança durante o socorro.

Participaram da atividade, pela Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, as responsáveis pelo departamento de Educação para o Trânsito, Fernanda Alonso e Débora Lavoura. Pela Radial Transporte marcaram presença o coordenador de Treinamento, Adriano Ferreira, o administrador do Terminal Norte, Gilmar Silva, e o técnico de Segurança do Trabalho Jonas Miranda.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi representada pelo sargento Lucas Fonseca, pelas cabos Lara Borges e Natália Fetrini e pela soldado Flávia Ramalho. A participação da Polícia Militar foi conduzida pelo capitão Éverton Oliveira Pinheiro de Godoi, acompanhado do sargento Kláuber Jordão Malta e dos cabos Pedro Raimundo da Costa Júnior e Meiriele Ferreira Arantes Ribeiro.