A concessionária de energia EDP inaugurou uma nova subestação de energia no bairro Vila Santa Margarida, em Ferraz de Vasconcelos, como parte de seu plano estratégico de modernização da infraestrutura elétrica na região. O investimento de R$ 10 milhões permitirá ampliar em 38% a capacidade energética da cidade.
O projeto inclui um transformador de 25 MVA, elevando a capacidade total do sistema local para 145 MVA. Além disso, a nova subestação também servirá como suporte para a futura unidade Parque Dourado, no município, que está em construção e receberá um aporte adicional de R$ 32,9 milhões.
A iniciativa busca garantir maior robustez, flexibilidade e resiliência à rede elétrica, especialmente frente aos impactos das mudanças climáticas. Além da subestação, foram implantados mais de 11 km de rede de média tensão, com cabeamentos tecnológicos e 390 novos postes, além de 15 equipamentos automatizados para seccionamento, proteção e manobra de carga.
Vale ressaltar que esta estrutura visa reduzir as interrupções no fornecimento, principalmente causadas por interferência de vegetação. Totalmente digitalizada, a operação da subestação é controlada remotamente pelo Centro de Operações Integrado da EDP.