A partir desta sexta-feira (26), o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), em Suzano, passará a se chamar Hospital Estadual Deputado Estevam Galvão de Oliveira. A cerimônia de oficialização está marcada para às 10h30, na unidade localizada na rua Doutor Prudente de Moraes, número 2.200, no bairro Vila Amorim. O evento contará com a presença do prefeito Pedro Ishi, do secretário estadual da saúde, Eleuses Paiva, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, além de outras autoridades.
A mudança foi estabelecida por uma lei aprovada e sancionada em 2024, de autoria do deputado Carlos Cesar. A proposta foi uma iniciativa do presidente da Alesp, com coautoria do deputado Marcos Damasio.
A homenagem reconhece a trajetória de Estevam Galvão, que exerceu cinco mandatos como deputado estadual e foi prefeito de Suzano por quatro vezes.
Responsável por iniciar a mobilização pela construção do hospital estadual na cidade, Estevam atuou por mais de dez anos para tornar o projeto realidade. Conhecida pela população como HC de Suzano, a unidade foi uma das principais conquistas viabilizadas por sua articulação política.
Com mais de cinco décadas de atuação na vida pública, o ex-deputado ocupou cargos de vereador, deputado federal e deputado estadual. Durante sua trajetória, também foi segundo secretário da ALESP e corregedor parlamentar. No fim da carreira política, atuava como conselheiro do FUMEFI (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), a convite do governador Tarcísio de Freitas.
Atualmente, o hospital realiza atendimentos de média complexidade, com foco em cirurgias e no cuidado de pacientes crônicos de longa permanência. Os encaminhamentos são feitos pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), tanto para internações quanto para atendimentos ambulatoriais.
A unidade é gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e integra a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).