Na manhã desta quinta-feira (25), foi realizado um evento na Unidade Básica de saúde (UBS) Jardim Camila, em Mogi das Cruzes para marcar o início das reformas em 16 Unidades Básicas de Saúde do município. A iniciativa faz parte do programa de modernização da infraestrutura da saúde pública, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
As reformas incluem uma série de melhorias estruturais e de acessibilidade. Entre os principais serviços previstos estão: pintura interna e externa das unidades, adequações nas salas de atendimento, revisões elétrica e hidráulica, revisão de telhados e combate a infiltrações.
No total, as unidades que serão reformadas são as seguintes: UBS Jardim Camila, UBS Jundiapeba, UBS Mineração, UBS Jardim Maricá, UBS Jardim Ivete, UBS Braz Cubas, UBS Vila Natal, UBS Vila Jundiaí, UBS Vila Suíssa, UBS Vila da Prata, UBS Santa Tereza, UBS Ponte Grande, UBS Alto do Ipiranga, UBS Santo Ângelo, UBS Vila Nova Aparecida e UBS Vila Moraes. Segundo a Prefeitura, a reforma das Unidades Básicas de Saúde está inserida em um projeto maior de fortalecimento da rede de atenção primária, eixo fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com estruturas mais adequadas e funcionais, estas obras preveem ampliar o acesso da população aos serviços de saúde com mais conforto, segurança, eficiência e um atendimento mais humanizado. Estiveram presentes no local a prefeita Mara Bertaiolli; o vice-prefeito, Téo Cusatis; a secretária de Saúde, Rebeca Barufi, entre outras autoridades.