O Cineteatro Wilma Bentivegna, o cinema gratuito localizado na região central, inicia neste mês mais uma edição do projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), que trará sessões gratuitas de filmes nacionais ao longo de todo o mês de outubro. As exibições ocorrerão nas quartas-feiras (1º, 08, 15 e 22), sempre às 19h. Os lugares são limitados; recomenda-se chegar alguns minutos antes das 19h.
A iniciativa tem o apoio do Polo de Música e Audiovisual Paulo José e busca promover o acesso ao cinema brasileiro de forma democrática.
A abertura da programação será com o longa “Propriedade” (2023), um drama psicológico que acompanha a história de Tereza, uma mulher que tenta se recuperar de um trauma em uma fazenda isolada, mas acaba envolvida em uma disputa violenta pelo território.
Já no dia 08, o público poderá conferir duas produções. A primeira é a comédia “Saneamento Básico” (2007), que retrata a criatividade de moradores de uma vila gaúcha ao produzir um filme fictício. Na sequência, o documentário “Ilha das Flores” (1989) apresenta uma análise crítica do capitalismo e das desigualdades sociais no Brasil.
Ambas as sessões são classificadas como livres.
A programação segue no dia 15 com “Kasa Branca” (2025), um drama baseado em fatos reais sobre a juventude negra nas periferias do Rio de Janeiro. Encerrando a programação, será exibido no dia 22 o filme “O Melhor Amigo” (2025), que aborda temas como afeto, reconciliação e memórias afetivas a partir da jornada de um arquiteto em uma praia do Ceará.
As sessões acontecem no Cineteatro Wilma Bentivegna, localizado na rua Paraná, número 70, na região central.