PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Mogi das Cruzes, vereadores aprovam projeto de lei que favorece pessoas com doença de Parkinson com o uso de cordão

Na última quarta-feira (08), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária, um projeto de lei que institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha” como instrumento auxiliar de identificação e orientação para pessoas com doença de Parkinson no município. A proposta é de autoria da vereadora Fernanda Moreno.

Inspirada no “Cordão Girassol”, já usado para identificar deficiências ocultas, a vereadora ressaltou a importância da nova iniciativa, destacando que a proposta visa reforçar o cuidado e o respeito às necessidades e dificuldades enfrentadas pelos portadores de Parkinson, especialmente em locais movimentados.

Agora, o texto aprovado prevê a criação de um cordão identificador: uma faixa estreita de tecido branco com estampa de tulipas vermelhas, que poderá incluir um crachá com informações úteis. O uso será opcional para pessoas com Parkinson, seus cuidadores e acompanhantes, servindo para indicar discretamente limitações motoras, evitar constrangimentos, assegurar atendimento preferencial, facilitar a locomoção e solicitar atenção especial em situações de segurança.