PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pessoas marcam e não comparecem: rede pública de saúde de Suzano registra mais de 50 mil ausências entre janeiro e setembro deste ano

Entre janeiro e setembro deste ano, a rede pública de saúde de Suzano registrou aproximadamente 54 mil ausências em consultas e exames agendados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um em cada cinco pacientes deixa de comparecer aos atendimentos, o que representa uma média de seis mil faltas mensais.

Somente no mês de setembro, 6.446 moradores não compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), às Unidades de Saúde da Família (USFs) e a outros equipamentos de Suzano e de municípios vizinhos. Entre as unidades com maior número de faltas estão a Clínica da Família Doutor André Cano Garcia, na Cidade Boa Vista, com 555 registros; o Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz, no Parque Santa Rosa, com 895; e a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, também no Parque Santa Rosa, com 108.

A Prefeitura orienta que pacientes impossibilitados de comparecer devem comunicar a desistência com pelo menos 72 horas de antecedência em qualquer UBS, mesmo quando o agendamento tenha sido feito para outra unidade de saúde. Essa comunicação permite que o horário seja disponibilizado para outro paciente.

Para diminuir o número de faltas, a Secretaria de Saúde tem investido em ações de conscientização e adotado medidas de controle. Desde o ano passado, um serviço de call center passou a contatar os moradores para confirmar presença ou registrar desistências de consultas e exames.