A Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano prendeu, na última quinta-feira (23), um homem procurado pela Justiça por furto. A detenção foi possível graças ao sistema inteligente de câmeras Smart Suzano, que identificou o indivíduo por meio das imagens de monitoramento.
Segundo a GCM, o homem possui mais de dez passagens pelo sistema prisional pelo mesmo crime e também respondia por outros delitos. Após a prisão, ele foi levado à Delegacia Central de Suzano, onde segue à disposição da Justiça.
A captura ocorreu depois que o Smart Suzano registrou o homem circulando por diferentes pontos da região central. Com o apoio da Central de Segurança Integrada (CSI), os agentes conseguiram localizá-lo e realizar a abordagem na praça Cidade das Flores.
Essa foi a segunda prisão em apenas uma semana realizada com o apoio do sistema. No dia 16 de outubro, outro homem, procurado por tráfico de drogas e com extensa ficha criminal, foi detido no cruzamento das avenidas Antônio Marques Figueira e Paulo Portela, no Jardim Paulista. Na ocasião, as câmeras o reconheceram em tempo real e acionaram a CSI, que coordenou a ação das equipes da GCM.
O Smart Suzano é uma ferramenta de monitoramento voltada à segurança pública, que combina câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e acompanhamento em tempo real pela CSI e pelo comando da GCM. Nas últimas semanas, cinco totens com três câmeras cada foram instalados pela Prefeitura de Suzano em locais estratégicos, totalizando 15 equipamentos. O sistema deve ser ampliado, com a instalação de novas câmeras fixas e suporte técnico disponível 24 horas por dia.




























