Independente, equipe de basquete do bairro Jardim Colorado, em Suzano, fez história ao conquistar o título da Copa Balbino de Basquete de Base de Extrema (CBBE), em Minas Gerais. O campeonato, que começou em maio, teve sua final disputada no último sábado (02).
Após oito meses de competição intensa, o time suzanense se destacou com uma campanha quase perfeita: venceu todos os jogos e perdeu apenas um, em uma disputa contra o Minas (Suzano 62 x 63 Minas).
Na grande final, realizada no ginásio poliesportivo de Extrema, Suzano venceu o time da casa por 75 a 72, conquistando o troféu e trazendo-o para a região do Alto Tietê. A equipe campeã disputou o torneio no formato 5×5 de basquete tradicional, representando a faixa etária de 16 e 17 anos, mas enfrentando equipes sub-21, com atletas de mais de 20 anos.
Mesmo com a diferença de idade e experiência, os jovens de Suzano mostraram muito talento, isto porque o elenco formado por Luigi Antônio Marques de Jesus, Rodrigo Rodrigues, Paulo Moreira Barbosa, Jackson Moreira de Jesus, Jefferson Moreira de Jesus e Junior da Silva Bernardes, sob o comando dos treinadores Rutembergue e Edna, teve um grande destaque. Além do título, Suzano também dominou a artilharia com Jackson Moreira, que terminou como cestinha com 66 pontos, seguido por Jefferson Moreira e Paulo Moreira com 55 pontos – todos de Suzano.
Para os familiares, o orgulho também foi enorme.
“Para mim, é uma emoção especial, pois acompanho e sempre incentivo, desde o início, há quatro anos. Eles vão para os treinos de bicicleta, a pé, em dia de sol, de chuva, mas nunca desistiram. Quem iniciou os meninos no basquete foi o treinador Rutembergue, que sempre esteve presente! Esse mesmo time levou o nome da cidade para a final do campeonato de basquete do Jeesp, foram vice-campeões, e este título de campeões em Extrema foi muito importante para nós, porque só Deus sabe o quanto eles se dedicaram. Foram muitos dias de treinos, dores, contusões, altos e baixos, muito choro… mas, depois de muita garra, determinação, dedicação, foco e força de vontade, eles conseguiram alcançar o tão sonhado título de campeões! Eu sou fã número 1, e sempre falo que eles são meus meninos de ouro. Também agradeço de coração ao Rutembergue e à Edna”, contou Aline Marques, mãe de Luigi Marques, que acompanhou de perto a trajetória do time.
“Eu gostaria muito que a cidade pudesse criar uma federação de basquete, para que eles pudessem ter um apoio, pois eles treinaram diretamente com o treinador”, finalizou a mãe.
Todos os detalhes e momentos da partida que consagrou os jovens campeões estão disponíveis por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=jzSdxgtZP7M.




























