A Prefeitura de Suzano entregou nesta quinta-feira (06) o novo ecoponto do bairro Miguel Badra, batizado de José Limeira de Freitas. O espaço amplia o sistema municipal de coleta seletiva e se soma às outras quatro unidades já em funcionamento.
Localizado na esquina da rua do Progresso com a rua Olavo Bianchi da Rocha, o novo ecoponto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. O local recebe madeira, restos de construção civil, metais, móveis, gesso, vidro, eletroeletrônicos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Pneus não serão aceitos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Pedro Ishi, do presidente da Câmara Municipal, Artur Takayama, do comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Rodrigo Kanashiro, além de secretários e vereadores.
A repórter do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, acompanhou a inauguração (assista o vídeo, abaixo).
O ecoponto ocupa uma área de 370 metros quadrados e dispõe de quatro caçambas para diferentes tipos de materiais: duas com capacidade para 36 metros cúbicos, uma de 26 m³ e outra de 17 m³. O projeto começou a ser elaborado em agosto e integra o plano municipal que pretende ampliar o alcance da coleta seletiva e reduzir o descarte irregular de resíduos. A meta é que Suzano chegue a 14 ecopontos até 2034.
A implantação do espaço foi possível por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a concessionária Renova Suzano. Além das caçambas, o local conta com escritório administrativo e banheiro, oferecendo melhor estrutura para o atendimento à população.
Segundo a administração municipal, o novo ecoponto fortalece as políticas ambientais da cidade ao incentivar o descarte correto e contribuir para a preservação das áreas verdes e para o avanço das ações de sustentabilidade.
Homenageado com o nome do espaço, José Limeira de Freitas nasceu em Catolé do Rocha (PB) e chegou a Suzano no início da década de 1980. Foi um dos primeiros moradores da Cidade Miguel Badra e atuou no setor de papel e celulose. Em 1989, passou a integrar a Associação de Amigos do Bairro Miguel Badra, contribuindo para o desenvolvimento local. Em 1997, ampliou sua atuação comunitária para outras regiões, como os bairros Jardim Alterópolis, Jardim Gardênia Azul e Jardim Varan. Em 2000, criou o “Forró do Índio”, espaço cultural de destaque no município. José Limeira faleceu em outubro de 2023, aos 82 anos.
Endereços dos ecopontos já existentes em Suzano:
- Parque Maria Helena: rua Antônio Francisco dos Santos, número 186 – recebe resíduos da construção civil (até 1m³/dia), móveis, eletroeletrônicos, resíduos de poda e jardinagem, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias;
- Vila Figueira: rua Alfonso Nicola Redondo, sem número – aceita os mesmos tipos de materiais que o Parque Maria Helena;
- Jardim Dona Benta: estrada Takashi Kobata, número 183 – recebe até 1 metro cúbico de resíduos da construção civil por dia, além de móveis, eletroeletrônicos, recicláveis, óleo de cozinha, pilhas e baterias;
- Cidade Boa Vista: rua Vítor Miguelino, número 553 – coleta resíduos da construção civil, móveis, eletroeletrônicos e resíduos de poda e jardinagem; é o local indicado para o descarte de pneus.




























