A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulgou a programação do Festival de Culturas Pretas 2025, que acontece em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Entre as atividades em destaque, estão rodas de conversa, palestras, shows, apresentações, exposições, feiras, ações de conscientização, caminhadas e homenagens à população negra e às tradições da cultura afro. Todas as atrações são gratuitas.
O Festival estará disponível até 30 de novembro em diversas localidades de Mogi das Cruzes, como o Largo do Rosário, Sabaúna, praça Zumbi dos Palmares, Theatro Vasques, prédio II da administração municipal e Câmara Municipal.
No dia 13, acontecem atividades escolares na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em parceria com a Comunidade Negra Mogiana. Já no dia 15, o largo do Rosário sedia o Dia Hiper, a Feira Afro e o Dia da Umbanda, e a Associação Beneficente Conjunto Santo Ângelo recebe o evento Cultura Também é Consciência, com o Projeto Curumim.
No dia 16, em Sabaúna, a programação conta com a Missa da Consciência Negra, seguida por apresentações musicais e culturais, incluindo DJ Pantera, Congada de Santa Efigênia, Grupo de Samba com Edu Silva e os blocos Trem Louco e Gira Mundo. A semana seguinte traz debates e palestras no Prédio II da prefeitura. Entre os dias 17 e 18, serão abordados temas como a primeira infância, educação, saúde da população negra, letramento racial e empreendedorismo negro, com participações de Cleonice Maria Joaquim, Sacolinha, Sérgio Vaz, Marcão DMN e Amanda Carmo.
Por sua vez, no dia 19, a Câmara Municipal entrega a Medalha Zumbi dos Palmares, e no dia 20, data da celebração, a praça Zumbi dos Palmares recebe uma extensa programação com ações de saúde, feira gastronômica, exposições de arte, apresentações musicais e culturais, como DJ Rudi, Negra Vi, Yuri Negredo com Gaspar Z’África Brasil, Dom Malta, Samba do Hebert e a bateria da Estação Primeira de Brás Cubas. Nesse mesmo dia, o Theatro Vasques apresenta o Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes.
Encerrando o mês, o Ginásio Hugo Ramos sedia no dia 21 o Jogo de Basquete contra o Racismo. A Câmara Municipal recebe ainda o Café das Pretas no dia 25, e no dia 28 ocorrem o Encontro de Empreendedores Negros e a Entrega de Quadros Personalidades Negras, encerrando a programação. Além disto, o Hall da administração pública recebe a exposição “Personalidades Negras Mogianas” até o dia 30, e a Pinacoteca apresenta “Pin-ups Pretas”, de Amanda Carmo e May Rabello.
Os endereços e horários podem ser vistos por meio do seguinte link: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-cultura/noticia/mogi-apresenta-festival-de-culturas-pretas-2025-em-comemoracao-ao-dia-da-consciencia-negra.




























