Na última terça-feira (18), o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) realizou uma reunião do Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade com a Diocese de Mogi das Cruzes para avançar em ações regionais voltadas à educação ambiental e ao descarte correto de resíduos. A iniciativa, já desenvolvida no Santuário Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaquaquecetuba, incentiva os fiéis a levarem materiais recicláveis (limpos e secos) para os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados em parceria com o Fundo Social do município.
O objetivo é transformar a ação em um movimento regional, ampliando a coleta seletiva e estimulando a participação da população na preservação ambiental. Entre as pautas discutidas, também esteve o fortalecimento de ações itinerantes, como o “Vale Reciclar Móvel”, de Arujá, um projeto que leva pontos de coleta diretamente aos bairros e reforça o compromisso dos municípios com práticas sustentáveis.
O encontro contou com a coordenadora do conselho e presidente do Fundo Social de Itaquaquecetuba, Mila Boigues, e a presença do Bispo Dom Pedro Luiz Stringhini e do coordenador da Pastoral da Ecologia, Padre Carmine Mosca, que dialogaram sobre a ampliação da “Missa Verde” para as cidades do Alto Tietê.
De acordo com o Bispo Dom Pedro, o foco é a união de esforços pelo compromisso ambiental.




























