Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), o mutirão de zeladoria em celebração aos 87 anos do distrito. No total, a ação envolve quase 240 funcionários de diversas secretarias municipais, 25 veículos leves e 67 máquinas e equipamentos, em trabalhos que se concentram nas principais vias e praças, como a praça Veteranos de Guerra, a avenida Altino Arantes e o largo da Feira.
A prefeita Mara Bertaiolli acompanhou a ação junto com o vice-prefeito, Téo Cusatis, e outras autoridades do município.
O serviço, que segue até 30 de novembro (domingo), recebeu, na primeira semana, equipes de Serviços Urbanos e Zeladoria que executam ações de tapa-buraco, recapeamento, limpeza de espaços públicos, roçada, poda de árvores, manutenção da iluminação e drenagem. A Mobilidade e Trânsito reforça a sinalização viária, enquanto a Secretaria Municipal de Segurança intensifica a fiscalização de posturas e o patrulhamento preventivo com apoio de totens de monitoramento.
A Saúde também atua no combate à dengue com vistorias, uso de drones, aplicação de larvicidas e orientação aos moradores.
Por sua vez, a Assistência Social ampliou sua presença no território ao disponibilizar no Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Jundiapeba a atualização e desbloqueio do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), serviço antes oferecido apenas na região central. Já o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE) também integra a força-tarefa com desobstrução de redes de esgoto, reparos de vazamentos, manutenção de poços de visita e recomposição de asfalto.
As ações se somam a intervenções estruturais em andamento no Distrito, como o desassoreamento do rio Jundiaí, realizado em parceria com a SP Águas, para reduzir o risco de alagamentos em um trecho de 2 mil metros e obras de prevenção a enchentes no Santo Ângelo, com aprofundamento de valetas e instalação de tubulações de grande porte, aumentando a eficiência do sistema de drenagem local.




























