Na noite da última quarta-feira (19), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma ação de monitoramento e captura de escorpiões em áreas com maior probabilidade de presença do animal em Mogi das Cruzes. Ao todo, vinte escorpiões foram capturados durante a vistoria, que ocorreu em três regiões apontadas por moradores: Boa Vista, região central e Braz Cubas.
A inspeção incluiu varredura manual e instalação de armadilhas, que serão recolhidas dentro de uma semana para nova análise. A ação integra o programa anual de controle e prevenção de acidentes com escorpiões, intensificado neste período mais quente, quando a presença do animal aumenta.
De acordo com o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a abordagem manual é uma estratégia essencial para reduzir a infestação sem causar deslocamento dos animais para áreas residenciais. Ele também destaca que os três pontos vistoriados receberam armadilhas para monitoramento.
Os bairros monitorados com maior frequência pelo CCZ incluem Alto da Boa Vista e Mogilar, além dos distritos de Braz Cubas e César de Souza.
Após a captura, os escorpiões são encaminhados ao CCZ para identificação da espécie. Alguns deles são mantidos para fins de pesquisa e ações educativas, enquanto outros são eliminados conforme protocolos técnicos.




























