PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mogi das Cruzes aprofunda articulação com o Governo de São Paulo para ampliar investimentos em saneamento

Na última quarta-feira (19), a prefeita Mara Bertaiolli recebeu a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, para reforçar a articulação entre o município e o Governo de São Paulo em ações de saneamento e prevenção de enchentes.
O encontro, realizado na Prefeitura, tratou de intervenções já em andamento, como o desassoreamento dos rios Tietê e Jundiaí, executado pela SP Águas – agência do Governo do Estado de São Paulo. Abordou também a implementação do programa Renasce Tietê, que prevê R$ 260 milhões em obras de coleta e tratamento de esgoto, totalmente financiadas pelo Estado.

A parceria, iniciada em fevereiro deste ano, inclui a implantação de coletores e redes de esgoto em áreas urbanas e bacias hidrográficas de Mogi das Cruzes, ampliando a cobertura de saneamento e enviando o esgoto coletado para tratamento na estação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Suzano.
Após a reunião, representantes do município e do Estado vistoriaram as obras de desassoreamento do Rio Tietê, que beneficiam 44,2 quilômetros entre quatro cidades do Alto Tietê e têm investimento superior a R$ 132 milhões.

Ao todo, a execução está dividida em trechos que, juntos, somam mais de 950 mil metros cúbicos de sedimentos removidos, além de toneladas de vegetação, visando ampliar a capacidade de escoamento e reduzir riscos de enchentes.

Vale ressaltar que o rio Jundiaí também passa por drenagem em um trecho de 2 quilômetros, como parte das ações preventivas para o período de chuvas.