Um homem de 48 anos, apontado como integrante do núcleo de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), morreu na tarde desta sexta-feira (28) após trocar tiros com policiais da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) em Itaquaquecetuba.
A ação ocorreu na rua Carmo da Mata, onde militares abordaram o veículo conduzido por Vieira após suspeita de transporte de drogas. No início da abordagem, ele passou a disparar contra os policiais, que reagiram. Durante o tiroteio, o homem foi atingido e morreu no local. Os agentes apreenderam duas armas de fogo, além de grande quantidade de drogas e dinheiro vivo.
De acordo com a Polícia, o indivíduo era considerado parte da “Sintonia Final” do PCC e atuava na zona leste de São Paulo, além de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê. Ele acumulava 18 passagens pela Polícia desde 2004 e era investigado por ameaças armadas contra devedores. Em 2015, foi alvo de apurações do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Guarulhos por tráfico de drogas, roubo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As investigações também apontam que Vieira atuava na intermediação e no fornecimento de armas, mantendo contato com diferentes membros da facção. Há registros de que ele avançou rapidamente dentro do PCC, assumindo a coordenação logística da distribuição de drogas em média e larga escala, incluindo a definição de rotas nacionais e internacionais.
O caso foi registrado na Delegacia Central de Itaquaquecetuba como MDIP (Morte Decorrente de Intervenção Policial).




























