Na última sexta-feira (28), a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, anunciou durante ato na Vila Nova Jundiapeba que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) abriu licitação (concorrência pública) para contratar a empresa responsável pela construção da nova ponte da Volta Fria, em Mogi das Cruzes. A obra substituirá a atual estrutura, considerada insuficiente para o fluxo de veículos, e prevê ainda a implantação de uma rotatória e a demolição da passagem existente. O investimento estimado é de R$ 28,3 milhões, custeados pelo Governo do Estado, com abertura das propostas prevista para 8 de janeiro de 2026.
A demanda vem sendo tratada desde a transição do governo municipal, quando Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis apresentaram a necessidade ao governador Tarcísio de Freitas. Desde então, a administração municipal e o DER têm mantido reuniões técnicas para avançar no processo. Vale ressaltar que, em janeiro, o superintendente do órgão, Sérgio Codelo, esteve no município para apresentar o projeto atualizado e vistoriar a ponte, que hoje comporta a passagem de apenas um veículo por vez.
Já no mês de março, a administração municipal encaminhou à Câmara de Mogi das Cruzes o projeto de lei que autorizou o convênio com o Estado. Por fim, em setembro, uma nova reunião entre Mogi das Cruzes e o DER confirmou o andamento da licitação.






























