O delegado Osvaldo Nico Gonçalves foi nomeado Secretário da Segurança Pública de São Paulo, conforme publicação no Diário Oficial nesta terça-feira (2). Ele substitui Guilherme Derrite, que deixou o cargo para retornar ao mandato de deputado federal.
Nico, que já ocupava a Secretaria-Executiva da pasta desde 2023, afirma que pretende dar continuidade às políticas de combate ao crime organizado e à redução dos indicadores criminais.
Com trajetória consolidada na Polícia Civil, Nico é formado em Direito, professor da Acadepol (Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo) e especialista em Polícia Judiciária. Ingressou como investigador em 1979 e, após tornar-se delegado em 1992, criou o primeiro Grupo de Operações Especiais da corporação. Atuou também em departamentos como Deic (Departamento de Investigações Criminais), Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), foi supervisor do Grupo Especial de Resgate por 12 anos e criou unidades como o Grupo Antibombas e o Grupo de Motos.
Em 2019, assumiu a direção do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) e, em 2022, tornou-se delegado-geral.




























