PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Regras de aposentadoria terão mudanças em 2026 com a reforma da previdência

Quem está prestes a se aposentar precisa ficar atento às novas regras de transição da Previdência, que entram em vigor em 2026. Com a reforma de 2019, os critérios para aposentadoria por tempo de contribuição e por idade vêm sendo ajustados ano a ano.
Na regra 86/96, a pontuação mínima passou para 93 pontos para mulheres e 103 para homens, enquanto servidores públicos precisam cumprir idade mínima de 62 anos (homens) e 57 anos (mulheres), além de tempo de serviço específico.

Para trabalhadores com longo tempo de contribuição, a idade mínima para aposentadoria aumentou para 59 anos e meio para mulheres e 64 anos e meio para homens, com acréscimo de seis meses por ano até 2031. Além disso, professores também têm regras diferenciadas, podendo se aposentar aos 54 anos e meio (mulheres) e 59 anos e meio (homens), com tempo mínimo de contribuição de 25 e 30 anos, respectivamente.

A aposentadoria por idade, destinada a trabalhadores de baixa renda, mantém a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com contribuição mínima de 15 anos. A transição da idade das mulheres começou em 60 anos em 2019 e aumentou gradualmente até atingir 62 anos em 2023.

Aos interessados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece simulações de aposentadoria no aplicativo Meu INSS, permitindo que os segurados verifiquem tempo de contribuição, idade e regras aplicáveis, além de gerar um PDF com os dados.