Trabalhadores da unidade Rio Verde da Suzano S/A, instalada no bairro Miguel Badra, em Suzano, informaram ao portal Hoje Diário que a empresa encerrou as atividades no local nesta segunda-feira (05).
A confirmação do encerramento também foi comunicada ao Sindicato Local dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Mogi das Cruzes e Região, que declarou ter sido oficialmente notificado pela empresa na sexta-feira (02). A entidade sindical informou que, a partir dessa notificação, iniciou articulações para tentar preservar cerca de 150 empregos vinculados à unidade. Na manhã desta segunda-feira (05), o sindicato promoveu uma mobilização em frente às instalações da empresa.
O presidente do sindicato, Márcio Cruz, o Bob, afirmou através de um vídeo publicado nas redes sociais da entidade que até momento, não havia ocorrido qualquer diálogo entre a empresa e os trabalhadores sobre a decisão.
Conforme a notificação encaminhada ao sindicato da categoria, a Suzano S/A justificou o encerramento das atividades apontando fatores como o elevado nível de competitividade do mercado e uma avaliação de sustentabilidade da unidade, levando em conta critérios estruturais e a viabilidade da produção.
Através de nota encaminhada ao portal Hoje Diário, a empresa Suzano S/A esclarece que, após análise detalhada, concluiu as operações da unidade Rio Verde. Segundo a companhia, a decisão faz parte de uma estratégia de direcionamento do foco para as operações da Unidade de Negócio de Papéis e Embalagens (UNPE) no Brasil, que inclui as fábricas de Suzano, Limeira e Mucuri, além das unidades internacionais localizadas em Pine Bluff e Waynesville. A empresa ressalta ainda que o encerramento da unidade não afetará seus clientes, uma vez que 100% do portfólio de produtos continuará sendo produzido e redistribuído entre as demais unidades de papel e embalagem.




























