O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Prefeito Waldemar Costa Filho, localizado no distrito de Braz Cubas, foi reconhecido como um dos nove melhores hospitais municipais do estado de São Paulo, entre 171 unidades avaliadas. O levantamento, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, também posicionou a unidade entre as 30 melhores do estado e entre as 100 melhores do país.
O reconhecimento destaca o desempenho da unidade em critérios como qualidade assistencial, segurança, eficiência e gestão hospitalar. A pesquisa foi conduzida pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) em parceria com a Organização Mundial da Saúde, por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), além do Instituto Ética Saúde, do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho nacional de Secretarias Municipais de Saúde), e considera apenas hospitais com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde.
Inaugurado em 2014, o Hospital Municipal atende crianças e adultos, com destaque para o Pronto Atendimento Infantil 24 horas, além de serviços especializados em pediatria e ginecologia.
Atualmente, a unidade dispõe de 69 leitos, incluindo UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, emergência e observação pediátrica, e realiza anualmente cerca de 76 mil consultas, 270 mil exames, 3,9 mil cirurgias e mais de 7 mil internações.
O estudo também ressalta a retomada de ações voltadas à melhoria da gestão hospitalar, como o fortalecimento da Coordenadoria de Gerência Hospitalar, responsável por aprimorar fluxos de atendimento, fiscalização e transparência dos serviços prestados à população.




























