O União Suzano Atlético Clube (USAC) realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma da série de preparações para a estreia na Série A3 do Campeonato Paulista, com o último treino realizado no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão, no bairro Jardim Colorado.
A equipe entra em campo neste sábado (24), às 10h, contra o Desportivo Brasil, em casa, contando com o apoio da torcida suzanense. A repórter Ludimila Valadares, do portal Hoje Diário, acompanhou de perto o treino pré-jogo e toda a preparação do grupo para este momento importante do futebol da região do Alto Tietê.
Entre os destaques da equipe está Augusto Couto, de 19 anos, que disputa, pela primeira vez, um campeonato profissional e surge como uma das promessas do elenco. Já para a nova diretoria, a principal expectativa é conquistar um bom resultado logo na primeira rodada, considerado fundamental para dar confiança ao grupo em uma competição longa e equilibrada.
À frente do projeto, o presidente Everton Oliveira, o “Paizão”, ressaltou o trabalho desenvolvido durante a pré-temporada e reforçou a importância de a equipe se apresentar organizada e competitiva desde o início da competição.
“A expectativa é muito boa, e acho muito importante esse elo da cidade de Suzano junto com o nosso clube. Foram 64 dias de trabalho intenso na pré-temporada, pensando em montar um time muito competitivo e disciplinado taticamente. A gente espera um resultado muito positivo dentro do nosso estádio, porque somar pontos em casa é fundamental. O torcedor pode esperar uma equipe organizada, comprometida e preparada para competir desde a primeira rodada”, afirmou o presidente Everton.
Vivendo sua primeira Série A3 como presidente do USAC, Everton também falou sobre a importância desse momento.
“Pensando no futuro, a expectativa é de bons investimentos para o clube e para a cidade de Suzano. Estamos falando também de captação de jogadores da própria cidade para a nossa categoria de base, sub-20, sub-17 e sub-15. A partir de fevereiro, vamos abrir grandes avaliações para observar esses atletas. Eu vejo isso como um grande investimento: apostar na cidade, potencializar o nosso futebol e fortalecer o clube a longo prazo”, completou.
Dentro de campo, o elenco chega reforçado e com opções experientes. Um dos nomes é o volante Augusto Couto, que projetou a estreia e falou sobre a preparação do grupo.
“Cheguei há dois meses e a expectativa é muito alta, até porque vai ser o meu primeiro campeonato como profissional. Espero que seja um campeonato bem competitivo. A nossa equipe está bem formada e bem estruturada, e o sonho é o acesso. Acho que o principal agora é nem pensar no adversário, mas pensar na gente, porque a nossa preparação tem sido muito boa e já são dois meses de trabalho em alta intensidade. A gente treinou duas vezes por dia, com uma parte mais física pela manhã, na academia, trabalhando membros superiores e inferiores, e à tarde um trabalho mais tático em campo. Para mim, a estreia representa a realização de um sonho de criança, é a minha primeira chegada ao profissional e um momento muito especial”, disse Couto.
No setor ofensivo, o atacante Tiago Cunha também comentou sobre a expectativa para o jogo inaugural e o peso de começar bem atuando em casa.
“Estamos com a expectativa muito alta para esta competição. Em média, tivemos 60 dias de preparação, trabalhando arduamente, com muitas ideias, e entendendo a filosofia do nosso técnico para que possamos colocar em prática, mesmo sabendo da dificuldade da competição e da oscilação que há nela”, destacou Tiago Cunha.
Outro destaque do elenco é o experiente volante Baraka, de 39 anos, com passagens por clubes como Ponte Preta, Guarani, Vitória e Ceará, além de experiência internacional. O jogador ressaltou a responsabilidade do grupo e a importância de somar pontos desde o início.
“Os moradores de Suzano podem esperar de mim muita garra, muita alegria e muito prazer em estar vestindo a camisa do USAC. Espero contribuir com todos os jogadores, com a minha experiência, e com um objetivo final: fazer uma grande competição para conseguirmos mais pontos e, futuramente, ver o time de Suzano em uma divisão acima e se tornar referência no futebol nacional”, afirmou Baraka.
A importância do USAC para o esporte da cidade também foi reforçada pelo secretário de Esportes de Suzano, Arnaldo Júnior, o Nardinho, que acompanhou a movimentação no estádio e falou sobre o impacto do clube no cenário esportivo local.
“Quero, primeiramente, parabenizar a nova diretoria. O time está muito organizado, com o Everton na presidência, Eduardo sendo o CEO, e todos os outros envolvidos. Nossa expectativa é que eles se mantenham firmes no campeonato, se classifiquem e sonhem com a ida para a A2. Este seria um grande sonho para a cidade, para os suzanenses e para o clube. Por fim, desejo muita sorte para os jogadores e para a comissão técnica”, declarou Nardinho.
O União Suzano chega à competição com 22 atletas confirmados no elenco, liderado pelo técnico Thiago Constância. No gol, a equipe conta com Matheus Refundini e Cléber Sales. O setor defensivo tem os zagueiros Luiz Matheus, Samir e Kauã Silva, além do lateral-direito Judá e dos laterais-esquerdos Ronald e Werley Capanema.
No meio-campo, o time reúne os volantes Baraka, Marquinhos, Caique Barbosa, Jota, Augusto Couto e Macaé, enquanto a criação fica por conta dos meias Allan Marques e Vitinho. Já o ataque é formado por Erick Silva, Bryan, Felipe Renan, Tiago Cunha e Abdio.
Os interessados em assistir ao jogo de estreia neste sábado (24), às 10h, podem adquirir os ingressos por meio do link: https://suzano.soudaliga.com.br/. O Estádio Municipal Francisco Marques Figueira está localizado na avenida Taiacupeba, número 1644, na Vila Colorado.


































