A cidade de Suzano recebe a exposição ‘Territórios do Invisível’, da artista Nabi, em cartaz no Centro Cultural Colorado Monteiro Lobato até o dia 30 de abril. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com classificação livre. A mostra, inaugurada no último ano na IV Mostra de Artes, reúne 15 obras que exploram temas como ancestralidade, cosmologia indígena e território, a partir de linguagens como cerâmica e pintura.
De origem Guarani, Nabi apresenta uma produção que busca tornar visíveis dimensões simbólicas e espirituais, abordando memórias coletivas e a relação entre corpo, natureza e o sagrado. As obras propõem uma reflexão sobre identidade, pertencimento e continuidade cultural, ampliando o conceito de território para além do espaço físico.
Além do aspecto artístico, a exposição também destaca a importância da valorização dos saberes tradicionais e da diversidade cultural brasileira. A reportagem conversou com Nabi no lançamento desta mostra, que ocorreu no interior de São Paulo.
“Minha produção atual se concentra na representação do corpo feminino em todas as suas proporções e formas, com o objetivo de promover reflexões sobre diversidade e inclusão. Minha obra se insere em uma tradição de artistas que exploram temas como a identidade, o corpo e a representação, como Cindy Sherman, Barbara Kruger e Kiki Smith, que também trabalham com a representação do corpo feminino e a crítica à sociedade patriarcal”, disse o artista na época sobre esta exposição.


