Poá começa vacinação contra bactéria que pode causar pneumonia, meningite e outras doenças, para idosos a partir de 85 anos nas UBSs

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Poá iniciou a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (PN20) em moradores com 85 anos ou mais. A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde.
A vacina oferece proteção contra doenças provocadas pela bactéria pneumococo, responsável por infecções que podem causar pneumonia, meningite, sinusite e otite média, além de outros quadros graves.

Para receber a dose, os idosos devem comparecer à unidade de saúde de referência com o CPF e o cartão de vacinação. Antes da aplicação, os profissionais verificarão o histórico de imunização de cada paciente para confirmar se há indicação da PN20.
De acordo com a Secretaria de Saúde, pessoas que já receberam duas doses de outras vacinas contra pneumonia não devem receber a PN20. Por isso, a avaliação individual será necessária antes da aplicação.

A vacinação é considerada especialmente relevante para a população idosa devido à maior possibilidade de complicações decorrentes de infecções respiratórias. A pneumonia está entre as principais causas de internação e morte por doenças desse tipo na população adulta.
Com o envelhecimento, o organismo passa por alterações naturais no funcionamento do sistema imunológico, processo conhecido como imunossenescência. Essa condição pode diminuir a capacidade de defesa contra agentes infecciosos.
A presença de outras doenças, mais frequentes em pessoas de idade avançada, também pode contribuir para o agravamento das infecções pneumocócicas, aumentando a possibilidade de hospitalização e necessidade de cuidados intensivos.

O secretário municipal de Saúde, Silvanei Mamed, destacou que a vacinação é uma das medidas utilizadas para prevenir doenças e diminuir a ocorrência de complicações. Segundo ele, a proteção é particularmente importante entre os idosos, que podem apresentar quadros mais graves.
Mamed orientou os moradores com 85 anos ou mais a procurarem a UBS de referência para verificar a situação vacinal e receberem a dose quando houver indicação.

O prefeito Saulo Souza também ressaltou o papel da imunização na prevenção de problemas de saúde entre a população idosa. Ele afirmou que a vacinação contribui para diminuir os riscos associados a doenças graves e orientou os moradores contemplados pela medida a buscarem atendimento nas unidades municipais.

Onde tomar a vacina PN20 em Poá

A aplicação está disponível nas seguintes condições:

  • Público-alvo: moradores com 85 anos ou mais;
  • Locais: todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Poá;
  • Dias de atendimento: segunda a sexta-feira;
  • Horário: das 8h às 15h30;
  • Documentos necessários: CPF e cartão de vacinação;
  • Orientação: a equipe de saúde avaliará o histórico vacinal antes de autorizar a aplicação da PN20.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE