PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mogi começa a “pagar a conta” da redução do isolamento social com alta no número de casos da Covid-19

A taxa de isolamento em Mogi das Cruzes não passou dos 42% na última semana, durante os dias úteis, sendo que, no domingo apenas metade da população do município ficou em casa.

O isolamento social foi adotado com o objetivo de barrar a circulação do vírus, entretanto, atualmente existe um percentual maior da população que já está imunizada, pois já contraiu a doença. Desta maneira, ainda que os casos confirmados aumentem, os óbitos tem diminuído.

Segundo o gestor em saúde e diretor do Hospital Santa Maria de Suzano, Marcello Cusatis, ainda não se sabe se a virulência está mais sensível, afetando menos as pessoas. Ele acredita que talvez o município tem testado mais sua população, sendo assim, obviamente, a notificação dos casos tem aumentado.

“Eu acredito que este aumento seja mais por estar testando mais do que por efeito da diminuição do isolamento”, conta o diretor.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o isolamento social foi uma medida adotada para que o sistema de saúde se preparasse para a pandemia. O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, explicou que “Tínhamos apenas os dados do exterior e, com base nisso, elaboramos o sistema de saúde de Mogi das Cruzes e conseguimos evitar o colapso no sistema de saúde. Porém, ainda não entramos no processo de diminuição do vírus, apenas reduzimos sua rapidez (de contágio)”.

Naufel avalia a queda no isolamento social da cidade como um reflexo da montagem precoce que o sistema de saúde hospitalar conseguiu efetuar, garantindo o achatamento da curva, e a população se sentiu segura, acreditando que está tudo dentro de uma normalidade. Porém, ele faz uma ressalva de que a cidade ainda não está preparada para novas mudanças de fase, tendo em vista o aumento do número de casos graves.