PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

UMC dá início a reposição de aulas práticas e pretende retomar as aulas presenciais ainda em agosto

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) deu início a reposição de aulas práticas nesta última segunda-feira (27), porém, as circunstâncias pelas quais alunos de diversos cursos que tem aulas práticas estão tendo que passar não são nada compreensíveis.

A reposição das aulas práticas que tiveram início nesta segunda-feira (27) e que serão realizadas de segunda a sexta-feira, concedeu um comunicado sobre o retorno no dia 23 de julho, apenas 4 dias antes do começo das reposições.

As aulas práticas, independente de qual curso seja, necessita de materiais para sua realização e com o comunicado de última hora gerou-se um tumulto entre estes alunos que, em tão pouco tempo, tiveram que se virar para comprar tudo que necessitariam para participar das aulas.

Com as pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a maioria desses materiais utilizado pelos alunos tiveram um expressivo aumento em seus valores, como por exemplo: Aventais, luvas e máscaras, estas que agora são indispensáveis.

Agora, não tendo somente a problemática de ter que se exporem ao frequentar aulas presenciais, os alunos se veem em uma situação de não conseguirem arcar com todos os gastos que seus cursos estão gerando neste momento.

O primeiro gasto se diz a respeito das mensalidades que em momento algum sofreram alguma redução, mesmo as aulas sendo ministradas por EAD (Ensino à Distância) durante quase todo o período do primeiro semestre anual. O segundo seria sobre o valor do transporte, que atualmente não está disponibilizando o passe estudantil devido a pandemia, sendo assim promovendo um gasto em valor integral. E por último o alto valor em materiais para realizar as aulas práticas.

A maior problemática se dá ao formulário que os alunos devem assinar, constando que irão as aulas de reposição das atividades práticas. Os alunos que não estão tendo condições de participarem da reposição temem que ao não assinarem o formulário não poderão repor essas aulas após o período da pandemia.

As aulas presenciais na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) estão marcadas para serem retomadas no dia 17 de agosto. Isto gerou mais alarde ainda entre os alunos e pais de todos os cursos, sabendo que não é nada seguro neste momento gerar tal aglomeração, mesmo que todos as medidas de segurança sejam tomadas.

Tentando fazer com que a UMC volte atrás em sua decisão, alunos de diversos cursos se prontificaram e criaram um abaixo assinado que vai contra a esta retomada de aulas presenciais tão precoces. Os alunos contam que não se sentem nada seguros em voltar à universidade, eles temem que a instituição não se prontifique em assegurar as medidas de segurança necessárias, como não oferecer a separação de turmas muito numerosas.

O abaixo assinado pode ser acessado através do link:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/en/alunos_da_universidade_de_mogi_das_cruzes_ajude_a_adiar_o_retorno_das_aulas_presenciais_da_umc/?zhQefrb