Projeto de Frota quer obrigar o pagamento do tratamento no SUS de quem recusar vacina e contrair covid-19

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB) apresentou um projeto de lei (4.987/2020) que quer estabelecer a obrigatoriedade do pagamento do tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) de quem não quiser tomar a vacina contra o Coronavírus (Covid-19) e contrair a doença.

O projeto de Frota já está em tramitação na Câmara dos Deputados, os parlamentares votarão a criação ou não da nova lei.
“Vivemos em uma democracia em que o brasileiro pode ou não escolher se vacinar de qualquer doença, porém o Brasil não pode arcar com os custos de pessoas que, por vontade própria, resolvem enfrentar a ciência e não se imunizar”, disse o Deputado.

Segundo pesquisa recente do Instituto Datafolha, 22% dos brasileiros afirmam que não querem tomar vacina contra a covid-19.
“Um brasileiro não pode ser obrigado a custear as despesas de tratamento desta doença de outro, que não quer, por motivos de foro intimo, se imunizar. Não é justo com aqueles que se vacinaram, e não é justo para com o país, que vem investindo uma fortuna em pesquisas e compras de uma série de vacinas. Portanto, aqueles que democraticamente não quiserem se imunizar, não poderão fazer com que o Estado brasileiro custeie seu tratamento”, complementa Alexandre Frota.