Futura Faculdade de Tecnologia de Suzano terá investimento de 16 milhões e deverá ser concluída em até três anos

A Prefeitura de Suzano foi informada nesta segunda-feira (25) de que o Centro Paula Souza (CPS) publicou o edital de licitação para construção e implantação do campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec) na esquina das avenidas Mogi das Cruzes e Paulista, no Jardim Monte Cristo. A expectativa é de que a abertura dos envelopes com as propostas dos participantes ocorra em 3 de março.

A administração municipal, por meio da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégico (Upae) e das Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Educação, deve acompanhar de perto o processo de implantação tocado pelo Centro Paulo Souza.

A previsão é de que a construção do campus da Fatec em Suzano tenha início em 2021 e duração de cerca de três anos, incluindo licitação e obras, por meio de um investimento de R$ 16.859.546,02. Inicialmente, a unidade, que ficará em uma área na esquina das avenidas Mogi das Cruzes e Paulista, no Jardim Monte Cristo, contará com dois cursos: Gestão da Produção Industrial e Rede de Computadores.

A Prefeitura de Suzano já havia superado todas as fases burocráticas e documentais para construção do campus. De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, a minuta da escritura pública de doação do terreno municipal foi emitida em 6 de novembro de 2020, pelo 1º Tabelião de Notas e Protestos de Letras e Títulos de Suzano. Por parte da administração municipal, esta era a última etapa para o início da implantação da unidade.

Histórico

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, foram promovidas adequações ao projeto de construção da Fatec na cidade, aprovadas ainda em 2017 pelo Centro Paula Souza. No final de 2018, houve um acordo entre o órgão estadual e o município no sentido de reduzir o tamanho da área doada, passando de 26 mil m² para 10.880 m².

Com esta mudança, foi necessário refazer a documentação referente ao local, bem como as leis de doação, matrículas de imóvel, entre outros pontos, que foram entregues em 2019. Ao longo de 2020, foram realizadas correções de termos a pedido do próprio Centro Paula Souza.

Ainda segundo a pasta, o projeto preliminar foi entregue à instituição estadual, que, depois da primeira análise, solicitou à prefeitura alterações em alguns documentos. Estas medidas foram providenciadas e a devolutiva foi feita. Por fim, o Centro Paula Souza retornou com mais uma solicitação de ajustes, que foram providenciados. Este procedimento foi concluído e a minuta do documento foi enviada no dia 26 de outubro de 2020 ao governo do Estado.