Instituto Butantan desenvolve nova vacina brasileira contra a Covid-19 e pedirá à Anvisa para iniciar testes

O Instituto Butantan pedirá a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar testes clínicos com seres humanos da “Butanvac”, primeira candidata brasileira à vacina contra o coronavírus (covid-19), desenvolvida pelo próprio órgão.
A “Butanvac” já passou pelos testes pré-clínicos com animais.
O governador de São Paulo, João Doria, convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta sexta-feira (26), ao lado do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, para anunciar o novo imunizante. O objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, a solicitação para testagem acontecerá à Ansiva já nas próximas horas. O pedido será referente às fases 1 e 2 de testes em humanos, o Instituto deve sugerir à Agência que haja em torno de 1.800 voluntários. Caso a vacina seja aprovada para testes de fase 3, outras 9.000 pessoas receberão as doses para estipular sua eficácia.

A nova vacina já foi cadastrada no sistema da Organização Mundial de Saúde (OMS), com as empresas Dynavax e PATH como parceiras.