PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Democracia e Tecnologia”, por Luci Bonini

Quando me perguntam o que é democracia, há muitas frases que tentam conceituá-la, por exemplo: “Muitas formas de governo foram tentadas, e serão testadas neste mundo de pecado e aflição. Ninguém finge que a democracia é perfeita ou onisciente. De fato, diz-se que a democracia é a pior forma de governo exceto todas as outras formas que foram testadas de tempos em tempos.” – Winston Churchill (1874 – 1965).

Há ainda uma que me agrada, mas nem me lembro de onde tirei: “Democracia é um regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política.”

Gosto desta também: “A capacidade do homem para a justiça faz a democracia possível, mas a inclinação do homem para a injustiça faz a democracia necessária.”  – Reinhold Niebuhr (1892 – 1971).

A democracia foi pensada como uma forma de governo para administrar as necessidades de grupos populacionais diferentes. No entanto, o individualismo na sociedade tem ignorado este propósito intencionalmente, onde as necessidades dos pobres e da maioria são ignoradas, uma vez que não há ganho financeiro nem para o governo e nem também para os homens de negócio.

Uma prática comum entre as grandes empresas é oferecer apoio político para projetos e políticas públicas que nem sempre são favoráveis ao desejo da maioria. Há muitos exemplos disso…

Em meio ao caos da pandemia, um exemplo bem claro, tem sido as grandes empresas de tecnologia. Quanto mais os governos estendem o lockdown, mais as empresas de tecnologia ganham. Elas impuseram o home office, os aplicativos que vêm sendo utilizados na educação, nas empresas para reuniões, para vendas e assim por diante. Quem não se render a fazer negócios por esses meios terá fatalmente assinado seu atestado de óbito.

Assim também as redes sociais acabaram se transformando na única forma de aproximar pessoas.

Assim como publicou o jornal The Economist: A pandemia terá muitos perdedores, mas já tem um vencedor claro: as Big Techs (como são chamadas as plataformas digitais), pois elas sairão da crise ainda mais forte. Deveriam usar essa boa sorte para reiniciar suas relações com seus usuários afinal as maiores empresas de tecnologia do mundo somam, em seus lucros, em 2020 mais de 570 bilhões de dólares.

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias em primeira mão, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario