PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Declarações de Bolsonaro sobre a China poderão prejudicar fabricação de vacinas contra a Covid-19, diz Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta quinta-feira (06) que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a China podem atrapalhar na liberação de insumo farmacêutico ativo (IFA) para a fabricação da vacina CoronaVac, o que deve levar a um atraso na entrega das doses ao Ministério da Saúde.

“Embora a Embaixada da China no Brasil venha dizendo que não há esse tipo de problema, a nossa sensação, de quem está na ponta, é de que existe dificuldade. Uma burocracia que está sendo mais lenta que o habitual e autorizações com volumes cada vez mais reduzidos. Isso obviamente tem impacto, essas declarações têm impacto e nós ficamos à mercê dessa situação”, disse Covas. Ele ainda fez questão de ressaltar que a demora nunca se deve ao laboratório Sinovac, mas à demora na autorização de envio por parte do governo chinês. Já nesta quinta, o Instituto suspendeu o envase da vacina por falta dos insumos.

Ao falar sobre os prazos de entrega prometidos pelo Butantan ao Ministério da Saúde, Dimas Covas adimitiu que é possível que haja falta de insumos e atrasos na entrega, por culpa do governo federal.
“Nós temos que entregar até o dia 14 o restante – que vai totalizar 5 milhões de doses – do IFA de 3 mil litros e, após isso, não temos mais matéria-prima para processar… Pode faltar? Pode faltar, e aí nós temos que debitar isso principalmente ao nosso governo federal, que tem remado contra.”

O diretor faz referências às declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Em uma reunião, o ministro disse que “o chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana”. Já Bolsonaro insinuou que a China estaria em guerra biológica.
“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse o presidente.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario