PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O silêncio”, por Marcelo Candido

Dos inúmeros ensinamentos atribuídos a Confúcio, um que considero muito apropriado aos tempos atuais é aquele que diz ser “o silêncio um amigo que nunca trai.” Você já não sentiu o peso da traição após ter confiado a alguém seus valores mais sagrados e depois ver tudo consumido pela ganância e ambição daquela pessoa em que você confiou e que não mais dá sinais de gratidão, respeito e amizade? Pois é! Então, que tal se ao invés de partir para o revide, você exercitar o silêncio? Garanto que na medida certa essa atitude poderá fazer tanto efeito a ponto de ensurdecer a quem pagou com traição quando você lhe estendeu a mão, como já cantava a Beth Carvalho!

Tente ser mais gentil consigo. Não faça da traição um veneno diário e sim um aprendizado. “Vá, não peques mais”, e apenas exerça o seu direito ao silêncio. Fazendo assim, você irá penetrar nas profundezas de sua alma e encontrará mansidão, discernimento e sabedoria. Não se culpe por ter sido vítima da traição, mas tente entender que, em primeiro lugar, não existe culpa. Se algo existe, é o peso da traição, mas ele não deve ser carregado por você e sim por quem a praticou.

Não tenha dúvidas de que todo o processo de imersão fará sua pessoa voltar à superfície mais plena, mais compassível, mais justa, mais fiel, mais amorosa, mais sensata, mais gentil e mais tudo aquilo que enche sua vida de sentido e leveza. Seja uma pessoa melhor, não fique no campo de batalha de quem traiu, permaneça em seu espaço de controle da situação, pois neste, o domínio é seu. Assim, você cultivará apenas sentimentos nobres.

Apegue-se a essa ideia: o silêncio. Asseguro que quando abrires a sua boca para comunicar seja lá o que for, a sabedoria de suas palavras poderá varrer para longe todo o infortúnio a que te submeteram. O resultado será a virada que você deseja ver acontecer. Aprendi com o jornalista e gastrônomo italiano Carlo Petrini, que “é melhor procurar viver feliz e de maneira humilde, animado pela sadia convicção de que, embora modestamente, temos a oportunidade de fazer a nossa parte para construir um futuro mais feliz.” Siga na paz, ame sua vida e espalhe benefícios. Lembre-se, o peso da traição não é você quem carrega. Já o silêncio…

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)