Foto: Divulgação/Contadores de Mentira

Na ativa desde 1995, a companhia de teatro ‘Contadores de Mentira’ sempre sonhou com uma sede, um lugar para chamar de seu. Agora, mais do que nunca e depois de muita luta, o sonho está próximo de se concretizar.
Após uma espera de quase 13 anos, o Teatro Contadores terá sua inauguração definitiva em breve, no bairro Parque Maria Helena. Mais uma opção de boa cultura e entretenimento na cidade de Suzano.

O sonho já havia esbarrado nas mãos em 2012, quando pela primeira vez alugaram um galpão na cidade, no bairro Parque Maria Helena, em Suzano. A permanência durou até 2018, em razão das duras contas que o grupo tinha de arcar.
“Para um grupo de teatro, na cidade de Suzano, conseguir pagar um aluguel e as contas de um espaço totalizando quase 5 mil reais é um valor muito alto, então a gente sempre vivia no risco do próximo mês”, diz Daniele Santana, uma das coordenadoras do grupo Contadores.

Dani sempre destaca que a dificuldade residia na falta de incentivo à cultura, tanto no município de Suzano quanto no Brasil, em geral. Para continuar sonhando, os atores da companhia começaram, em 2010, mesmo antes de alugarem sua primeira sede, um planejamento financeiro para investir num local próprio.
“A intenção era que em algum momento a gente conseguisse investir em algum espaço, seja na reforma, na compra de um terreno, de algum lugar. Era um sonho e a gente começou a planejar por oito anos, se preparando como podia, tentando criar uma economia, algum fundo para tentar esse espaço”, disse ela.

Ainda em 2016, eles começaram a dialogar com a Secretaria de Cultura de Suzano, com o então secretário, Geraldo Garippo, para fomentar a colaboração do poder público com os grupos culturais independentes que estivessem em busca de um espaço. A intenção era do diálogo era que juntos, estratégias e mecanismos pudessem ser criadas para auxiliar esses coletivos artísticos da cidade.

Dani disse que a partir desta discussão, o grupo buscou da Prefeitura um comodato para adquirir um espaço, não necessariamente com um ambiente já construído, como era seu antigo galpão ou mesmo algum local que fosse abandonado. A intenção era que o local desse um aspecto de liberdade para a companhia.
“Encontramos alguns lugares e fizemos essa sugestão ao poder público. Apresentamos nosso projeto, passando por diversas Secretarias, sendo protocoladas por todas elas, contando com a contrapartida para a cidade, com o investimento que a gente já pretendia fazer, nosso comprometimento, o histórico do grupo, que inclui nossa carreira internacional e diversos projetos bem sucedidos nesses 25 anos”, detalhou.

A resposta veio em 2018, recebendo a permissão para a utilização do terreno para a construção da sede dos Contadores. Porém, esse decreto municipal implicava que todos os custos da construção, manutenção, gerência e permanência ficaria a cargo integral do grupo de Teatro. Mesmo não sendo o esperado, as obras foram iniciadas no final do mesmo ano, permanecendo 2019 inteiro em construção, com a previsão de inauguração em março de 2020. Mas como hoje já é evidente, isso não foi possível. A pandemia foi anunciada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) começou nesse mesmo mês.

“Tivemos uma pré-inauguração no final de 2019, com um festival com diversas pessoas, mas em 2020 fomos atropelados pela pandemia, assim como todo mundo foi. Tivemos todos nossos projetos interrompidos. Economicamente sofremos um abalo muito grande e tivemos que reduzir drasticamente a nossa potência nos investimentos da obra, só podendo retomar agora em 2021”, lamentou Daniele.
Mesmo em meio a pandemia, o grupo não parou, apesar de não estar aberto a apresentações presenciais, ainda. Apresentações, palestras, rodas de conversas, oficinas e muitos outros, todos no formato online.

Além disso, a construção também não parou e, mesmo ainda não tendo previsão de inauguração, a intenção é que, assim que a pandemia desacelerar de vez, o local será aberto para o público. Segundo Dani, nesse processo, os atores são os próprios marceneiros, pedreiros, pintores e tudo mais.
“Nós somos a própria mão de obra”, disse com bom humor.
Apesar da pandemia e das dificuldades financeiras, o prédio está 80% pronto, tendo mais R$ 260 mil investidos, entre obras e serviços. O montante foi levantado por meio das ações dos próprios Contadores de Mentiras, mas também por doações de parceiros, outros grupos de teatro que doaram suas apresentações.

A arquitetura do local ainda é inovadora, segundo a coordenadora do projeto. O local utiliza containers e madeiras reutilizadas, com um estilo moderno, tendo a intenção de ser um ponto de referência turístico.
“É mais do que um ponto para a comunidade ao redor ver, mas um espaço para a comunidade participar, estar inteiramente em contato e usufruir de tudo o que a gente produz ali. Eles serão os primeiros a acessar esse ambiente”, explicou.

Vale lembrar que a maioria das apresentações dos Contadores de Mentiras são acessíveis ao público, com ingressos colaborativos, ou com uma contribuição financeira acessível a comunidade ao redor. Para a atriz, “o local será um ponto de encontro, um teatro moderno, que está perto do público, que compartilha as necessidades de hoje, onde elas não são apenas plateia. O público é coautor daquele trabalho”.

Para Daniele, o impacto que a sede do grupo cultural causa na cidade é imenso, “material e imaterial”, como ela mesma define.
“Como grupo, nós levamos o nome da cidade de Suzano para todo o estado, todo Brasil e até para fora. Nos últimos 5 anos, já tivemos 15 viagens internacionais, com apresentações, seminários e sempre que vamos, nós levamos Suzano como nossa casa. Também recebemos no nosso antigo espaço mais de 600 grupos, em seis anos. Tivemos pessoas de todo o Brasil e de todos os quatro continentes. Somos referência na região do Alto Tietê, no estado de São Paulo e no teatro brasileiro”, finalizou ela.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui