Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Uma nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta quarta-feira (03), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa à presidência da República de 2022, em todos os cenários. O levantamento foi feito entre os dias 25 e 28 de outubro.

No primeiro cenário, Lula lidera com 42% das intenções de voto, contra 28% do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Logo em seguida vem Ciro Gomes (PDT) com 11 pontos percentuais, seguido de João Doria (PSDB, 11%), Luiz Henrique Mandetta (DEM, 3%) e Rodrigo Pacheco (PSD, 2%).

Um segundo cenário, desta vez com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e outros nomes presidenciáveis, o petista mantem-se na dianteira, mas com 41% das intenções. Bolsonaro aumenta sua distância e fica com 25% dos votos, seguido por Ciro Gomes (PDT, 9%) e Sérgio Moro (sem partido, 8%). Os outros candidatos aparecem quase todos empatados, como Mandetta (DEM, 3%), o apresentador José Luiz Datena (PSL, 3%), Eduardo Leite (PSDB, 3%), Rodrigo Pacheco (PSD, 2%), e os senadores Simone Tebet (MDB, 1%) e Alessandro Vieira (CIDADANIA, 0%).

O ex-presidente também leva a melhor no segundo turno contra todos os principais concorrentes. Num segundo pleito entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 50% das intenções de voto contra 32% do atual mandatário. Contra Ciro Gomes, o Lula vence por 49% contra 29% do pedetista. Numa eventual disputa contra o ex-juiz Sérgio Moro, Lula venceria por 52% a 34% do ex-ministro da Justiça. Lula também vence Doria e Eduardo Leite, possíveis candidatos do PSDB, por 51% a 27% e 50% a 28%, respectivamente.

Bolsonaro perde no segundo contra todos

O atual presidente Jair Bolsonaro não tem um cenário favorável, mesmo contra a maioria dos nomes da chamada “terceira via”. Segundo o XP/Ipespe, em um segundo turno contra Ciro Gomes, o pedetista teria 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro perderia com 34%. Contra o governador de São Paulo, Bolsonaro perderia com 35 pontos percentuais, enquanto Doria apareceria com 40%. Eduardo Leite também venceria o atual mandatário, com 37% do eleitorado, enquanto o presidente teria 34%.

A pesquisa XP/Ipespe foi realizada por telefone, com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

(Matéria com informações do site da Revista Veja).

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui