PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Burnout e o desgaste no trabalho”, por Rebeka Assis

Um acúmulo de trabalho que nunca desafoga, metas fora da realidade e todo dia a mesma cobrança excessiva, sem o menor respeito pela pessoa.

Já presenciou as situações acima na sua empresa?

Ou pior: você provoca essas situações para seus funcionários?

Caso a resposta seja “sim”, saiba que está contribuindo para alguém desenvolver uma síndrome de Burnout.

O Burnout nada mais é do que um distúrbio que afeta a saúde mental do funcionário, após situações de estresse excessivo, cobranças irreais e objetivos impossíveis de serem alcançados.

A pessoa vítima do Burnout pode desenvolver diversos sintomas mentais e, por vezes, físicos. Geralmente a pessoa sente:

  • Uma sensação constante de negatividade;
  • Cansaço além do normal; e
  • Sentimento de incompetência; entre outros.

“Ok, Rebeka. Mas o que eu tenho a ver com isso?”

No dia 01 de janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout passou a ser considerada doença do trabalho pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, caso um trabalhador seja diagnosticado com a síndrome, por meio de laudo médico, a empresa responsável poderá ser processada judicialmente, para arcar com indenizações e gastos decorrentes do tratamento.

É importante analisarmos que, aqui, não estou falando apenas de gastos com um processo trabalhista. Falo sobre tratar um ser humano de forma rude, sem respeito e educação, provocando traumas duradouros. Falo, também, de exigir resultados absurdos, apenas visando o seu lucro e desconsiderando o bem-estar alheio.

Esta, inclusive, é uma lógica equivocada e bem antiga. Pesquisas apontam que ambientes de trabalho saudáveis não apenas aumentam a produtividade dos colaboradores, como diminuem a rotatividade (troca de funcionários) e impulsionam os lucros da empresa.

Sendo assim, aproveite alguns minutos após esta leitura e reflita como você e seus gerentes/supervisores estão lidando com a distribuição de tarefas e a rotina de trabalho na empresa. Caso você perceba que, mesmo com algumas soluções, o ambiente continua em um ciclo vicioso de cobranças e desgaste, uma opção é buscar treinamentos corporativos focados em “gestão de pessoas”.

A síndrome de Burnout é uma questão muito séria e que deve ser tratada como tal. Trabalhar em paz, com a saúde mental em dia, é algo que todos merecem e nada paga. Nem mesmo o salário que seus funcionários recebem. Pense nisso!

Que este 2022 seja brilhante para você e seu negócio. Acompanhe mais dicas para empresas no Instagram – @rebeka_assis18 – e envie a sua dúvida ou sugestão pela DM ou por e-mail: rebeka.assis@outlook.com.

Será um prazer falar sobre o tema de seu interesse! Até mais!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal HojeDiario.com)