Foto: Wanderley Costa/Prefeitura de Suzano
PUBLICIDADE

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura, em Suzano, recebeu nesta quarta-feira (23) uma turma de 32 alunos da Escola Municipal Diones Pita Ribeiro, do bairro Jardim Maitê. A visita integra uma etapa do projeto pedagógico de Educação Ambiental da instituição e também o serviço à comunidade que o próprio órgão realiza para preservação do nosso ecossistema. 

PUBLICIDADE

A imersão nos espaços foi conduzida pela coordenadora do Viveiro Municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, juntamente com a sua equipe de Educação Ambiental. Inicialmente, apresentaram um vídeo com ilustrações lúdicas que informavam sobre o planeta Terra e o racionamento de água em práticas simples do cotidiano, para que os pequenos pudessem reproduzir em casa com seus familiares. 

A atração principal ficou por conta da visita aos diversos ambientes e moradores do refúgio de belezas naturais, desde os peixes e patos, no lago oriental e ponte da alegria, até os pássaros, tartarugas e jabuti, este último nomeado como “Donatello”. Durante a ocasião, os visitantes ainda conheceram o espaço de treinamento e lazer dos cães, o “PlayPet”, assim como a estufa, com mudas de flores nativas da região, sendo oportunizados a realizar o plantio de dois ipês amarelos. 

Conforme explica a diretora da unidade de ensino, Vanessa Mazzette de Lima Pereira, a atividade foi engrandecedora para os alunos, tendo em vista que muitos não tinham conhecimento do espaço e até dos bichos presentes.
“Como eles ainda são muito pequenos, com apenas três anos, a experiência é totalmente inédita. Notamos que a visita despertou o interesse deles pelo cuidado com a natureza e este é nosso maior objetivo: promover a consciência e respeito ambiental”, disse Vanessa.

A iniciativa integra mais uma fase do projeto que foi iniciado na instituição no último dia 17, com a implantação de uma horta e de um pomar educativo. A intervenção levou cerca de 20 espécies de árvores frutíferas, que foram plantadas no jardim da unidade, para contribuir com o desenvolvimento pessoal, alimentação balanceada e vínculo familiar dos pequenos. 

A visitação é voltada para os munícipes acima de quatro anos, mas a iniciativa passa a abranger novas idades, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, segundo a dirigente do Viveiro Municipal.
“Entendemos que o conhecimento sobre a preservação ambiental no início da formação é muito benéfico para a sociedade como um todo, pois eles são os interventores do nosso futuro. E, claro, é uma alegria imensa recebê-los com toda sua pureza e ingenuidade”, afirmou. 

A retomada das visitas presenciais para Educação Ambiental foi realizada há pouco tempo, tendo em vista o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas a expectativa é de realizar mais ações como esta. Para os interessados em participar, é necessário entrar em contato com a administração pelo e-mail suzanoviveiromunicipal@gmail.com, ou pelo telefone (11) 4749-3943. 

O equipamento municipal está localizado no número 340 da avenida Senador Roberto Simonsen, no Jardim Imperador. O atendimento é ofertado todos os dias, das 8 às 17 horas, de forma gratuita.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui