PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“A luta diária pela sobriedade”, por Felix Romanos

Vivemos tempos difíceis, onde as incertezas fazem parte de um cotidiano cada vez mais hostil. Para o sociólogo Zygmunt Bauman vivemos em uma sociedade líquida, com profundo esvaziamento do papel das instituições, seja a família, trabalho, religião, política, entre outras.

Diante dos desafios do tempo presente, algumas questões nos atravessam: Como nos manter firmes na sobriedade? Como evitar o caminho que leva às drogas? Como não cedermos a tentação diária e romper com os valores fundamentais da fé e da recuperação? Como se manter firme no propósito?

Essas e outras questões fazem parte de reflexões que vêm me provocando nos últimos dias. Tenho resistido a cada dia e, na máxima de um dia de cada vez, continuo em minha permanente e diuturna fé em minha recuperação e na luta pela minha sobriedade.

Os dias difíceis nos desafiam, pois são eles os responsáveis por um desiquilíbrio em nosso caminho, um sopro que pode nos afastar do propósito e um empurrão que busca nos tirar do foco da sobriedade e da conquista.

Se não tivermos firmeza em nosso propósito, cedemos à queda. Portanto, eu te pergunto: Qual é o seu propósito de vida? O que te motiva a seguir adiante e te impulsiona acreditar que vale a pena seguir adiante, mesmo em situações adversas?
Para quem luta para se manter de pé diante dos desafios do cotidiano, na busca da sobriedade e para se manter limpo, cair é um ato que parece ser mais pesado que o céu, mas é uma condição humana que devemos encarar.

Somos seres humanos, portanto, inacabados; estamos em permanente estado de construção e a cada dia nos fazemos um ser novo. Portanto, por mais distante que pareça a emancipação às drogas, as realizações dos sonhos e a plenitude da vida, mantenha-se firme em seu propósito por que sua hora vai chegar. E quando chegar, você, somente você, saberá a força que habita em ti.

Somos tentados diariamente a renunciar aos nossos propósitos; muitas vezes os nossos talentos parecem não ser suficientes para nos manter firmes em nossa jornada. Porém, quanto maior a dificuldade, maior também será a sua conquista. Tenha certo de que, pedindo ajuda para as pessoas certas, você se sentirá mais forte. Tenha certo de que a manutenção da chama da fé permite as bolsas de esperança nos dias difíceis e que juntos, sempre juntos, nos tornamos mais fortes.

Tenha certo de que, por mais que pareça distante e difícil, a sobriedade é um vir a ser, uma luta diária, e na máxima de um dia de cada vez, deixo como mensagem que vale a pena a lutar, vale a pena acreditar, vale a pena pedir ajuda, vale a pena sonhar.

Quando sua superação chegar, e ela vai chegar, o saboroso fruto da conquista deverá ser partilhado entre aqueles que escolheram estar ao seu lado, mesmo nos dias mais difíceis.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)