PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Nova pesquisa mostra 15 pontos de diferença entre Lula e o segundo colocado, na corrida pela presidência da República

A pesquisa realizada pelo Ipec e divulgada nesta segunda-feira (12), contratada pela TV Globo, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 15 pontos percentuais de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), na corrida pela presidência da República. O levantamento mostra o petista com 46% das intenções de voto, enquanto o atual mandatário está com 31%.

Eles são seguidos por Ciro Gomes (PDT), que permanece na terceira colocação com 7%. Logo atrás vem Simone Tebet, com 4%. Outros candidatos como Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União) somaram 1% cada um. Outros nomes não pontuaram. Os brancos e nulos foram 6%, os que não sabem ou não responderam foram 4%.

Lula foi o único que mostrou uma variação, mas dentro da margem de erro, passando de 44% para 46% – a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Bolsonaro não teve variações, mantendo a mesma pontuação da mesma pesquisa.

Votos válidos

Apesar de somar 51% dos votos válidos, isto é, excluindo os brancos e nulos, é possível que o petista não vença no primeiro turno, por causa da margem de erro. Bolsonaro permanece com os mesmos 35% de votos válidos.

Rejeição

Bolsonaro lidera as rejeições entre os eleitores, com 50% dos entrevistados declarando que não votariam de jeito nenhum. Lula fica em segundo lugar, com 35% da rejeição dos entrevistados.
Ciro Gomes é o único que aparece com mais de 10 pontos percentuais, rejeitado por 17% dos eleitores. Simone Tebet apareceu com apenas 7% do índice de rejeição.

Segundo turno

O Ipec simulou apenas um cenário de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, onde o petista sai vencedor com mais de 17 pontos percentuais, com 53% contra 36% de Bolsonaro. Os nulos foram 8% dos entrevistados, enquanto 3% não respondeu ou não sabia.
O levantamento entrevistou 2.512 pessoas de forma presencial, entre os dias 9 e 11 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01390/2022.

(Matéria com informações do portal UOL Notícias)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.