PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Após alagamento, moradores do Jardim Maitê, em Suzano, protestam em busca de ajuda

Um grupo de moradores do bairro Jardim Maitê, em Suzano, bloquearam a Estrada do Areião, nesta sexta-feira (03), em protesto aos alagamentos constantes que muitos dos residentes tem sofrido devido às fortes chuvas das últimas horas e dias.
Segundo os moradores, eles querem uma solução para as inundações que ocorrem constantemente em vias do bairro e em residências.
Alguns dos manifestantes disseram que a ajuda que eles precisam por parte da Prefeitura não é o envio de colchões e alimentos, mas sim uma solução para as casas que ficam alagadas sempre que há fortes chuvas.

Muitos também se defenderam dizendo que as casas que estão no local não foram construídas em locais invadidos ou em áreas ocupadas. Segundo os moradores, as residências são regulares com pagamento de impostos, de água e luz.

Em contato com o portal HojeDiario.com, a Prefeitura de Suzano disse que está presente no Jardim Maitê, com as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social dando apoio necessário, realizando o cadastramento das famílias e distribuição de cestas básicas, kits de higiene e colchões.

A administração municipal também disse que as chuvas registradas na cidade ultrapassaram os 50 milímetros diariamente, e que as ocupações clandestinas e o descarte irregular de lixo e entulho ao redor da cidade prejudicam a vazão da água na vala de drenagem existente e contribuído para os alagamentos.

As medidas necessárias na região também serão discutidas com grandes empresas próximas e com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão estadual responsável pelo reservatório de Taiaçupeba que fica ao lado bairro. As avaliações estão sendo feitas pela Defesa Civil e da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos.

“Da mesma forma, o monitoramento das 45 áreas de risco mapeadas na cidade também é permanente, assim como a realização de trabalhos que ajudam na mitigação de impactos causados pelas chuvas, como limpeza de valas de drenagem, rios e córregos, desobstrução de bueiros, recolhimento de lixo, entulho e materiais inservíveis descartados de forma irregular, entre outros”, disse a Prefeitura.

Por fim, a administração municipal disse que disponibilizou todos os setores competentes e pediu atenção redobrada neste período de altos volumes pluviométricos. Foi informado que nos primeiros dias de fevereiro já choveu o equivalente a 143 milímetros na cidade e reforça que a Defesa Civil está à disposição para atender aos chamados emergenciais da população por meio do telefone (11) 4748-5394 ou dos números da Guarda Civil Municipal (GCM): 153, (11) 4745-2150 e (11) 4746-3297.

Denúncias sobre descarte ilegal podem ser feitas na Ouvidoria Municipal (0800-774-2007/ (11) 4743-1796/ 156/ [email protected]) ou para o Setor de Fiscalização de Posturas (11 4745-2046).

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario