PUBLICIDADE

Em visita a Itaquaquecetuba, Tarcísio promete desassoreamento do Rio Tietê e diz que alagamento não tem a ver com Barragem da Penha

O governador Tarcísio de Freitas esteve, nesta quinta-feira (02), em Itaquaquecetuba visitando o bairro Vila Maria Augusta, que sofre com grande alagamento há mais de um mês. O portal HojeDiario.com cobriu a visita que partiu de um convite do prefeito Eduardo Boigues, que acompanhou o mandatário durante o percurso. No local, Tarcísio prometeu que o governo de São Paulo irá realizar o desassoreamento do Rio Tietê no próximo mês e também defendeu que o problema não tem a ver com a Barragem da Penha, mas que é um problema de habitação irregular.

Na última semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba ingressou na Justiça contra o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) pedindo a intervenção na Barragem da Penha. O pedido era para que todas as comportas da barragem fossem abertas para evitar alagamentos na cidade. Essa represa tem a função de controlar a vazão do rio Tietê e também de regular as cheias na Bacia do Alto Tietê. Segundo o DAEE, atualmente, apenas duas comportas da Barragem da Penha estão abertas, pois as outras quatro estão danificadas.

Na quarta-feira (1º), os prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) visitaram a sede do DAEE, onde foram recebidos pela superintendente Mara Ramos, e pela subsecretaria de Recursos Hídricos do Estado, Samanta Souza, para discutir ações emergenciais para conter as enchentes na região. Diante da situação, o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, convidou o governador para visitar o bairro de Vila Maria Augusta que é um dos mais atingidos com enchentes há quase 20 anos.

Foto: Leonardo Lima/HojeDiario.com

Durante a visita, porém, Tarcísio disse que a tese que a Barragem da Penha seria a razão do problema dos alagamentos não tem sentido. “Nenhuma [relação dos alagamentos com a Barragem]. Isso aí tem que ficar bem claro com a população. É vender facilidade pra população. Você diz assim: ‘olha, quando as comportas tiverem todas funcionando’, porque as comportas estão funcionando, tão dando vazão suficiente. Pra que isso aqui tivesse relação com a Barragem da Penha, você teria todo Parque Ecológico do Tietê inundado, as marginais inundadas, a Rodovia Ayrton Senna inundada, e não é isso que está acontecendo. A barragem tá operando com a cota 720, a gente aqui tá numa cota 732. Nós estamos 12 metros acima da cota da Barragem da Penha, então não tem relação com a barragem”, disse.

Durante a visita, o governador viu a situação do bairro Vila Maria Augusta e conversou com alguns dos moradores. Ele prometeu que faria o desassoreamento do rio Tietê, mas reforçou que isso não resolveria o problema por se tratar de uma questão de habitação irregular e ressaltou a necessidade de criar um programa habitacional consistente e eficiente para tirar os moradores dessa situação.

“Nós vamos trabalhar junto da Prefeitura para resolver os problemas de Itaquaquecetuba. Vamos fazer um grande programa de desassoreamento de rios, que ajuda, mas não é suficiente. O que é suficiente e vai resolver é programa habitacional. Tem pessoas que moram na várzea do rio e que moram na cota mais baixa do rio e quando tem uma chuva de grandes proporções como tivemos agora você sempre terá problemas de alagamentos. A única solução para isso é levar as pessoas para áreas mais altas por isso que um programa habitacional é fundamental para que paulatinamente vá desocupando as áreas de várzea, em conjunto com o governo municipal”, continuou.

Foto: Leonardo Lima/HojeDiario.com

Apesar de defender um programa habitacional, Tarcísio disse que isso não se resolverá em pouco tempo, mas que pretende, até o final de seu mandato fazer 2 mil a 2,5 mil moradias em Itaquaquecetuba, tirando as pessoas da margem. A previsão é que a cada ano sejam construídas 500 residências.

Em discurso, o prefeito Eduardo Boigues agradeceu a presença do governador e destacou as ações de auxílio que a Prefeitura de Itaquaquecetuba tem dado aos moradores atingidos pelos alagamentos. “Segunda-feira atendemos as pessoas do bairro Fiorelo, mais de 500 cestas básicas entregues e marmitex do bom-prato. Ontem foi na Vila Sônia, mais de 500 famílias assistidas. Hoje mais 700 famílias, na Vila Maria Augusta, e amanhã vamos para a Vila Japão. Eu duvido que na história de Itaquaquecetuba teve um prefeito que pisou no barro depois das enchentes. Nunca na história da nossa cidade nós tivemos tanto investimento quanto agora”, disse.

Foto: Leonardo Lima/HojeDiario.com

Boigues também ressaltou os compromissos assumidos por Tarcísio de desassorear o rio Tietê nos lotes 3 e 4. Mas pediu a contribuição da população em não despejar lixos e entulhos no rio.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario