Mogi das Cruzes amplia pontos de arrecadação de absorventes para a campanha ‘Tia Chica’

O Fundo Social de Mogi das Cruzes ampliou os pontos de arrecadação de absorventes da campanha Tia Chica. Visando ajudar pessoas em situação de pobreza menstrual, a iniciativa passará a ser realizada em estabelecimentos comerciais da cidade.

Segundo a administração municipal, a ampliação é possível por meio de uma parceria com o projeto Adote um Ciclo e a organização Passarela Alternativa.

As pessoas interessadas podem doar os absorventes convencionais, que são descartáveis e também modelos reutilizáveis, como calcinhas absorventes e coletores menstruais.
Além disso, os interessados também podem adquirir os abiosorventes, sendo modelos reutilizáveis, desenvolvidos pela Passarela Alternativa.

Eles são compostos por uma camada escondida em tecido impermeável e respirável (PUL), preenchidos por três camadas super absorventes e dotados de camada interna com 100% de algodão. Têm toque suave, além de serem naturais, hipoalergênicos e indicados para todos os tipos de pele.

Passarela Alternativa

Os itens são desenvolvidos por pessoas atendidas pela Passarela Alternativa, voltada a meninas e mulheres presas e egressas prisionais e mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social. Pelo projeto, as atendidas recebem capacitação e qualificação profissional, nas áreas de corte, costura, estamparia, bordado e também empreendedorismo e autoconhecimento.

Assim, aprendem a confeccionar os abiosorventes, que podem ser fortes aliados no combate à pobreza menstrual, uma vez que duram até seis anos, além de serem sustentáveis, contribuindo também para a preservação do meio ambiente.

A Passarela Alternativa é uma organização social fundada em 2018 pela empreendedora social Karen Brandoles, que esteve na cidade na última semana, conduzindo palestra durante o encerramento da programação do Mês da Mulher desenvolvida pelo Fundo Social.

A pasta ressalta que, apesar do estímulo para aquisição e utilização de absorventes reutilizáveis, todos os tipos serão aceitos, uma vez que a pobreza menstrual é um problema muito presente na realidade de muitas pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

Pontos de arrecadação de absorventes

  • Madame Santa – avenida Capitão Manoel Rudge, número 1.100 – Vila Oliveira
  • Mobilare – rua Coronel Souza Franco, número 499 – Centro
  • Clube de Campo – rua Duarte de Freitas, número 133 – Parque Monte Líbano
  • Mogi Shopping – avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, número 1.001 – Jardim Armênia
  • Óticas Carol – avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, número 287 – Centro
  • Sede do Fundo Social de Mogi das Cruzes – avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, número 277 – 1º andar do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social, que é o (11) 4798-5153.