Político ligado ao partido do presidente Lula afirma que Mogi das Cruzes poderá ganhar um entreposto da Ceagesp

O ex-vereador e advogado Rodrigo Valverde, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), encaminhou uma solicitação ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para a instalação de um entreposto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em Mogi das Cruzes.
A Ceagesp é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e desempenha um papel importante na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas.

Possível candidato a prefeito da cidade em 2024, Valverde ressaltou ao ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva que Mogi das Cruzes e a região do Alto Tietê são responsáveis por uma grande parcela da produção de verduras, legumes e frutas que abastecem a Ceagesp em São Paulo.
O político argumentou que a instalação de um entreposto em Mogi das Cruzes seria de suma importância para os produtores rurais de Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Salesópolis e Suzano, que enfrentam perdas devido ao transporte de seus produtos até a sede da companhia na capital.

“Primeiro a contribuição em percentual do cinturão verde com o abastecimento da Ceagesp, segundo, essa logística traria uma menor perda dos produtos, economia na distância e no tempo”, disse.

Segundo Valverde, um entreposto na região permitiria aos produtores uma opção intermediária para a destinação de suas produções, reduzindo as perdas e simplificando o processo de entrega, mesmo que parte dos produtos ainda seja buscada diretamente nos sítios pelos compradores da Ceagesp da capital.

“A economia está comprovada, a demanda idem e a vontade política (que é o mais importante) também. Só faltaria a disponibilidade por parte do município com um espaço físico (o que também tem), ou seja, a viabilidade está aí”, afirma Rodrigo Valverde.

A instalação do entreposto, no entanto, ainda depende da aprovação dos integrantes do Conselho Diretor da Ceagesp em São Paulo.