O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, relatou um aumento significativo nos surtos da doença Mão-Pé-Boca no estado. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 391 surtos, em comparação aos 157 notificados no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 149% em 2023.
No decorrer de 2022, foram contabilizados 387 surtos da doença em todo o estado. A doença Mão-Pé-Boca, assim como as enfermidades respiratórias bronquite e sinusite, pode se intensificar no outono.
A doença Mão-Pé-Boca é uma síndrome viral e sazonal, mais comum em crianças de até cinco anos. A transmissão ocorre por meio de secreções de vias aéreas, gotículas de saliva, via fecal-oral e pelo contato com lesões. Fatores socioambientais contribuem para a circulação do vírus, e a prevenção se dá através de medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e evitar aglomerações, principalmente durante surtos.
O vírus afeta o sistema digestivo e pode causar estomatites, febre alta, bolhas nas mãos e plantas dos pés, manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe. Outros sintomas incluem falta de apetite, vômitos e diarreia. A dificuldade para engolir e a intensa salivação são consequências dos incômodos causados pela doença.
O período de incubação do vírus varia entre 1 e 7 dias após a contaminação. Ele pode permanecer em secreções da mucosa oral por até duas semanas e na via respiratória por 1 a 3 semanas após a infecção.
As medidas de prevenção incluem higiene pessoal e do ambiente, cuidado na troca de fraldas, evitar compartilhamento de objetos, higienização de itens de uso pessoal e evitar a circulação de crianças menores de cinco anos em aglomerações públicas durante surtos.
Não há tratamento específico para a doença Mão-Pé-Boca, e a recuperação leva de 7 a 10 dias. Analgésicos, antitérmicos e hidratação podem ajudar no tratamento dos sintomas. Recomenda-se também manter isolamento social durante a fase de surto, evitando que crianças frequentem creches por cerca de sete dias ou até o desaparecimento das lesões de pele.